Tutorial de Atualização Azbox Spyder

1.1) PROCEDIMENTO INICIAL PARA ATUALIZAR AZABOX SPYDER COM ATUALIZAÇÃO DE FÁBRICA

a) Baixe o kit de atualização do seu equipamento no seguinte endereço: http://www.mediafire.com/folder/76hd22qhao9r2/Spyder;
b) Salve os dois arquivos na raiz de um Pendrive previamente formatado em FAT32;
c) Conecte seu pendrive na entrada USB do seu aparelho;
d) Acesse na página inicial o Menu>>Config e inicie a etapa de transição para a atualização em Azbox Spyder com o novo servidor:

abox spyder tutorial
abox spyder tutorial

e) Selecione a opção Upgrade by USB:  Modo de Melhorar = conserve em AllCode  Upgrade File, selecione o arquivo SPYDER_turboS_USB_180903.abs  Início: selecione e pressione OK NO controle remoto.
f) Selecione SIM caixa de diálogo que será apresentada e pressione OK no controle remoto.
g) Aguarde o arquivo ser gravado no seu AzBox Spyder:
h) Ao inicializar, seu AzBox Spyder mostrará um novo menu, ainda em transição para o menu definitivo.
i) Acesse o menu>>Ferramentas>>Upgrade by USB
j) Logo a seguir em Upgrade File selecione o segundo arquivo do KIT baixado, indispensável para que faça conexão como novo servidor e mude definitivamente o menu inicial do AzBox Spyder:
k) Desça até a iniciar >> Pressione OK>> Aguarde o processo terminar.
l) Após a inicialização com o segundo arquivo de firmware, será exibida a nova imagem da página do Menu Principal (Main Menu) contendo seis ícones com atribuição de configurações e/ou com funções específicas:

Sistema Config = Utilizado para Configuração de Idioma, Sistema de TV, Display Setting, Ajuste de Tempo Local, Ajuste de Temporizador para gravação, Controle Paterno, Configuração de OSD, Favorito e Outro (key Sharing, Beepdor, etc).

Instalação = Utilizado para Configuração das Antenas, seleção da Lista de Satélites, gerenciamento da Lista de TP, Busca de Canais e gerenciamento do modo SDS (escolha dos satélites das chaves e configuração de Chave DiSEqC nesses satélites) e Recepção de canais Digitais Locais Terrestres pelo modo ISDBT.

Bloquear Canais = Utilizado para gerenciamento de canais de TV e de Rádio, Favoritos.  Ferramentas = Utilizado para verificar as Informações do seu STB, Configurações de Valores (Reset de Fábrica), Upgrade de versão ou Dump de canais e Firmware, Remoção de mídia conectada ao decodificador, Network settings, Server list e BISS key Edit.

PVR = Utilizado para Gerenciamento de Gravações de Mídia (PVR Storage Information e PVR Setting).  Tocom Media = Permite acesso ao PIPOCA FILMES, PIPOCA SERIES, PIPOCA LIVE, Youtube, IPTV, USB/HDD e Weather (Previsão do tempo) de sua região.

Nas páginas seguintes analisaremos cada um dos Menus, sub menus e opções. Não analisaremos na ordenação sequencial do menu, mas pela configuração necessária para que os canais possam ser abertos e liberados. O menu Tocom Media, terá um capítulo específico e será exibido o formado e a variedade de mídias para o seu divertimento.

Composto dois sub menus:

DVBS Installation = Recepção por Satélite; e  ISDBT Installlation = Recepção de Canais Digitais Terrestres locais.

São sete sub menus que permitem acesso às configurações de Antena:

 Antena Connection  Lista de Satélite  Config. Antena  Única Busca de Satélite  Busca de Multi Satélite  TP Lista  SDS Menu


2.1.1) Menu >> Instalação >> DVBS Installation >> Antenna Connection: Permite a seleção de antenas fixas ou motorizadas para recepção dos canais e rádios.

 Para antenas Fixas basta deixar o default do Firmware e estará apto a receber os sinais.  Para antenas Motorizadas: Permitido o uso de motor de antena no tuner 1 (LNB1).

 No Menu>>instalação>>Antenna Connection>> mude para Motor Antenna no tuner 1 (LNB1); e  No menu>>instalação>>Config. Antena>> selecione o Tuner 1>> escolha o tipo de protocolo para o motor a ser utilizado (DiSEqC 1.2 ou USUALS) e configure:

Ao selecionar a opção Motor Settings será levado ao menu de configuração do satélite e posicionamento da antena.

Ao selecionar a opção Ajuste de Limite, poderá ajustar os limites Oeste e Leste da antena e fazer reset do motor (ir á referência) quando necessário:

2.1.2) Menu >> Instalação >> DVBS Installation >> Lista de Satélites: Destinado à seleção do(s) satélite(s) desejado(s) para os canais.

Marque o satélite desejado >> OK >> EXIT = Sair.

Notas:

i) Nesse sub menu é possível Editar, adicionar e apagar o satélite desejado via teclas coloridas do controle remoto (veja legenda de corres no rodapé da tela); ii) Não é possível selecionar ou alterar o LNB2.

Ao conectar a antena no Tuner 2, o Firmware encarregar-se-á da definição do satélite das chaves via sub menu SDS; iii) Se estiver utilizando chave DiSEqC, faça os ajustes necessários nos campos DiSEqC 1.0 (Chaves DiSEqC até 4 entradas) ou DiSEqC 1.1 (Acima de 4 entradas) do sub menu: Config. Antena para o satélite dos canais e no sub menu SDS para a antena de chaves. Mais detalhes quando da análise de cada um dos sub menus.

2.1.3) Menu >> Instalação >> DVBS Installation >> Config. Antena: Destinado à configuração de antenas dos canais.

 Satélite: Selecione o satélite desejado.
 LNB frequência: atribuído automaticamente pelo programa de acordo com a Banda selecionada para o satélite (KU ou C)
 Transponder: Permite a seleção do TP desejado, dentro da listagem previamente definida para o satélite selecionado. Inclusões, edições ou exclusões via opção no sub menu TP Lista.
 DiSEqC1.0: Permite configuração das portas da chave DiSEqC até 4X1
 DiSEqC1.1: Permite configuração das portas da chave DiSEqC acima de 4X1.
 22K: Previamente ajustado pelo programa como automático.
 Polaridade: Permite selecionar a polaridade do LNB (H ou V). Deixe em Automático.

Caso queira utilizar Chave DiSEqC, selecione o sub menu DiSEqC 1.0 ou 1.1>>OK

2.1.3.1) CONFIGURAR CHAVE DISEC NO TUNER 1:

Em Tuner>>selecione LNB1 (canais)>>Satélite: Selecione o satélite desejado>>DiSEqC 1.0>>selecione a porta correta.

Faça o mesmo para os demais satélites desejados para os Canais. Está pronto e não terá que mexer mais nesse menu para selecionar o canais dos satélites. O Firmware fará a troca automática na porta da chave DiSEqC ao comando da mudança de canal pelo controle remoto.

2.1.4) Menu >> Instalação >> DVBS Installation >> TP Lista: Destinado à edição, inclusão, exclusão e busca de canais pelo TP desejado, mediante seleção de tecla colorida definida no rodapé da tela.

2.1.5) Menu >> Instalação >> DVBS Installation >> Única Busca de Satélite: Destinado à busca de canais individualmente em cada um dos satélites selecionados no sub menu Lista de Satélite.

 Satélite: Selecione o satélite desejado utilizando a tecla de navegação do controle remoto
 FTA somente: Default = Não, se desejar apenas canais Free to Air (FTA) mude para Sim.
 Explorar Canal: Selecione o tipo de canal desejado (Canais de TV ou Canais de Rádio ou TV+R)
 Busca de Rede: Por Default = Não. Se desejar buscar canais via rede, mude para sim (Não aconselhável, pois poderá duplicar os canais na listagem.)
 Explorar Modo: Selecione o tipo de busca entre:

I. Auto Observar = Buscará todos os canais e observará os já buscados anteriormente, apresentando lista dos novos canais ao final da listagem. II. Preset Explorar = Fará busca pela lista de TP definida do sub menu Lista de TP. III. Accurate Scan = Fará Busca Cega = varredura completa do satélite.

Para Buscar canais: pressione a tecla OK ao estar nessa opção e aguarde finalizar.

2.1.6) Menu >> Instalação >> DVBS Installation >> Busca de Multi Satélite: Idem ao acima, porém fará busca em todos os satélites conectados ao Tuner 1.
2.1.7) Menu >> Instalação >> DVBS Installation >> SDS Menu: Ao selecionar o menu SDS encontrará a listagem dos satélites disponíveis para as Chaves de desbloqueio.:

OBS: Satélites de chaves operacionais nesse momento são o 58W, 63W e o 107W, os demais encontram-se desativados.

Use a tecla vermelha para configurar chave DiSEqC se estiver utilizando:

 Selecione a porta da DiSEqC onde estiver conectada a antena das chaves que deseja utilizar (Ex: Porta 3 = 58W e porta 4 = 63W).


Notas: I. A ordenação de portas é determinada pelo usuário de acordo com a mesma configuração das ligações dos cabos das antenas realizada junto a Chave DiSEqC. II. Use a tecla Verde para priorizar a ordem de busca de chaves pelos satélites disponíveis.

2.1.7.1) MODOS DE RECEPÇÃO DE CHAVES (KEYS) PELO EQUIPAMENTO:

 Modo SDS: Por default de Firmware, seu Azbox Spyder aceita os satélites 58W, 63W e o 107W como satélite das chaves sem a necessidade de configuração no Menu. Basta conectar o cabo da antena das chaves no Tuner 2 para que seja identificado automaticamente pelo equipamento o satélite das chaves. Se utilizar chave DiSEqC para as chaves, configure-a no sub menu SDS como indicado adiante.

 Modo IKS: Vem ativado pelo próprio Firmware, não necessitando qualquer ajuste de Menu. Quando apresentadas as informações do canal (Tecla INFO estando em qualquer canal), será possível ver o indicativo no servidor com os seguintes Status: Connect ou Disconnected, onde Connect será o status do servidor IKS funcionando.

Obs: Por ajuste de FW (default) o IKS somente estará disponível se não houver sinal no tuner 2. Havendo sinal no tuner 2 (cabo conectado e com sinal no TP de dados) não será possível conexão com o servidor de IKS.

21

São três opções distintas para esse sub menu:

 ISDBT Channel Scan  ISDBT Auto Scan  ISDBT Option

22
2.2.1) Menu Instalação>>ISDBT Installation>>ISDBT Channel Scan: Opção Para buiscas manuais de determinados canais ou frequências específicas. Não permite busca geral de canais em todas as frequências de UHF. Utilize a frequência desejada e faça a busca.

23
2.2.2) Menu Instalação>>ISDBT Installation>>ISDBT Auto Scan: Utilize essa opção para buscar automaticamente todos os canais disponíveis em sua região.

24

2.2.3) Menu Instalação>>ISDBT Installation>>ISDBT Option: Utilize cada uma das opções de acordo com sua necessidade. Veja a descrição de cada uma deslças abaixo:

 Antena Power 5V: Ative essa opção caso necessite alimentar uma antena amplificada para a recepção dos canais ISDDBT.  1SEG Channel Enable: Caso tenha dificuldade na exibição do canal, opte pela imagem de menor resolução e menor capacidade de processamento para o seu aparelho alternando para ON nesse menu.

 Logical Channel Number: Ative para buscar os canais pela sua numeração diretamente pelo teclado do seu controle remoto.

25

Composto de nove ícones com acesso à:  Idioma  Sistema de TV  Display Setting  Ajuste de Tempo Local  Ajuste de Temporizador  Controlo Paterno  Configuração de OSD  Favoritos  Outro

26

3.1) Menu >> Sistema Config >> Idioma: Permite ajuste no idioma a ser exibido nos menus e nas legendas seu decodificador.

3.2) Menu >> Sistema Config >> Sistema de TV: Permite ajustar a resolução de Vídeo e Áudio de seu equipamento para compatibilizá-lo ao seu Televisor.

27

3.3) Menu >> Sistema Config >> Display Setting: Permite ajuste de brilho, contraste, cor, matiz e definição dos menus.

3.4) Menu >> Sistema Config >> Ajuste de Tempo Local: Permite definir região e horário de verão e localização geográfica em relação ao horário de Greenwich – England.

28
3.5) Menu >> Sistema Config >> Ajuste do Temporizador: Permite ajustar o agendamento de gravação do programa. Basta selecionar e definir as condições de gravação (dia, horário, programa, horário e tempo de duração da gravação).

Na opção Serviço de Timer é possível escolher gravação ou simples troca para o canal e programa selecionado.

3.6) Menu >> Sistema Config >> Controlo Paterno: Permite bloqueio de menus e/ou canais através de senha (Padrão 0000 ou outra definida pelo usuário). Alterne para Ligado ou Desligado para ativar ou desativar o bloqueio.

29
3.7) Menu >> Sistema Config >> Configurações de OSD: Permite ajuste do tempo e exibição da tela de informações ao selecionar os canais, Transparência dos Menus e Full Channel List (permite apresentar a listagem dos canais com uma ou três colunas).

3.8) Menu >> Sistema Config >> Favoritos: Permite editar o nome grupamento de favoritos para canais de TV ou Rádio. (Aperte OK no controle para permitir a abertura do menu de edição). Permite edição de até 16 grupos de favoritos.

30

3.9) Menu >> Sistema Config >> Outro : Permite ajustes para as seguintes funções:

 LNB Alimentação = Default é Ligado.  Tipo de Canal Play = Default e Todo, mas permite exibição apenas dos FTA ou dos que estiverem em Escalada.  Beepdor = Permite ligar ou desligar o Beepdor do equipamento.  Auto Standby = Permite ligar ou desligar o Standby automático por ausência de programação.  CRYPTO X2 = permite compartilhar o recebimento de chaves com até outros 4 decodificadores.  Key Sharing = Protocolo de recebimento de chaves. Por default essa opção vem desligada, mas é possível selecionar Twin Protocol (uso de Dongle) e AZCAMD para inclusão de chaves de acesso se necessário.

31

Composto de sete ícones com acesso à:

 Informação (Informações do Sistema)  Configuração de Valores (Reset de Fábrica)  Upgrade by USB (Atualização de FW ou DUMP)  Remove USB Device safely (Remoção do USB pelo sistema)  Network Setting (escolha e configuração do sistema de rede empregado)  Server List ( Configuração de servidor privado)  BISS Key Edit (Configuração de chave BISS)  Upgrade By Network (Atualização via internet)

32

4.1) Menu >> Ferramentas >> Informação: Acesso às informações modelo, versão de S/W, checagem de H/W e data de modificação do S/W (atualização).

4.2) Menu >> Ferramentas >> Configuração de Valores: Opção para Reset de Fábrica.

33

4.3) Menu >> Ferramentas >> Upgrade By USB: Permite atualização do Firmware e Dump de canais, ou para criar arquivo de Dump do equipamento (Firmware e Data Block)

Notas:

Existem duas opções de modo de melhorar:

 Upgrade via USB: permite atualizar seu equipamento com o software desejado ou atualização total; e  DUMP: Cópia de configurações e canais do seu decodificador. Basta colocar o Pendrive na entrada USB, selecioná-lo na opção USB >> Em Upgrade File >> Escolha se quer o Firmware ou canais e Configurações do usuário (Data Block) >> Início >> OK >> Aguarde mensagem Modo melhorar Sucesso.

Será criado arquivo no Pendrive com o nome: DUMP-DATAaaammddhorário.BIN. Guarde-o para uso, quando necessário.

34
4.4) Menu >> Ferramentas >> Remove USB Device Safely: Opção destinada à remoção do USB e o HDD de forma segura do seu equipamento.

4.5) Menu >> Ferramentas >> Network Setting: Opção para seleção do tipo de conexão de internet: Ethernet (Cabo) Wi-Fi ou USB 3G. Selecione o tipo de conexão e configure de acordo com as informações da tela:

35

4.6) Menu >> Ferramentas >> Server List: Permite selecionar, configurar e ativar (Enable) desativar (Disable) ou editar o servidor privado a ser contratado pelo usuário.

36

4.7) Menu >> Ferramentas >> BISS: Permite gerenciamento de chave BISS em banda C em seu aparelho.

4.8) Menu >> Ferramentas >> UPGRADE BY NETWORK: O seu equipamento permite atualização pela internet. Acesse essa opção e verifique se há Firmware disponível para atualização do equipamento e também, se novos parâmetros para o satélite de (Keys) chaves foram disponibilizados.

4.8.1) ATUALIZANDO VIA UPGRADE BY NETWORK

a) Use a opção Verify e aguarde a informação na tela.

37
b) Selecione a opção Firmware Update>>Ok no controle remoto>>Altere para SIM na caixa de diálogo e pressione OK no controle remoto.

c) aguarde o término da atualização. Não interrompa em hipótese alguma. 4.8.2) ATUALIZADO PARÂMETROS DE KEYS(CHAVES) VIA UPGRADE BY NETWORK

a) Após usar a opção Verify, acione a opção SDS Config Upgrade para atualizar os parâmetros das chaves (Keys) do satélite de chaves. Toda a mudança de parâmetros gera um novo arquivo e ele estará disponível nessa opção

b) Alterne para SIM na caixa de diálogo e pressione OK no controle remoto. c) Aguarde alguns segundos e verá a status de que o processo foi finalizado

38

Esse menu conta com três ícones com acesso à:

 Canal de TV Lista  Canal de Rádio Lista  Deletar Tudo

39

5.1) Menu >> Bloquear Canais >> Canal de TV Lista: Permite acesso a listagem dos canais para Salvar na lista de Favoritos, Bloquear, Omitir, Mover ou Editar, pressionando as teclas coloridas de acordo com legenda no rodapé da tela.

40

5.2) Menu >> Bloquear Canais >> Canal de Rádio: Permite os mesmos acessos e tem as mesmas funções do Menu>>Editar>>Canal de TV, apenas com destinação a canais de Rádio.

5.3) Menu >> Bloquear Canais >> Deletar Tudo: Permite apagar todo o conteúdo de canais de TV e rádio que foram objeto de busca.

41

Esse menu conta com dois ícones com acesso à:
 PVR Storage  PVR Setting

42

6.1) Menu >> PVR >> PVR Storage: Permite exibir o conteúdo da mídia conectada a entrada USB, podendo gerenciar o seu formato e escolher o tipo de gravação a ser realizada (REC & TMS); Record, ou Timeshift de acordo com a necessidade do usuário (Use as teclas coloridas do controle remoto)

43
6.2) Menu >> PVR >> PVR Setting: Permite configurar a gravação de PVR quanto ao Jump (30segundos~30minutos) com intervalos predeterminados pelo software e ainda estabelecer o uso ou não do Timeshift na gravação.

44

Composto de sete ícones:
 PIPOCA FILMES  PIPOCA SÉRIES  POPICA LIVE  Youtube  IPTV  USB  Weather

45
7.1) Menu >> Tocom Media>> PIPOCA FILMES: Permite acesso, busca a exibição de conteúdo On Demand Filmes do acervo do servidor. Os Filmes são atualizados periodicamente.

7.2) Menu >> Tocom Media>> PIPOCA SÉRIES: Aplicativo de acesso ao conteúdo de Séries via servidor. Selecione e assista a sua série preferida:

46
7.3) Menu >> Tocom Media>> PIPOCA LIVE: Acesso ao conteúdo de canais via IPTV (Internet Protocol Tele Vision). Selecione o canal desejado e usufrua da programação sem o uso de antena parabólica.

7.4) Menu >> Tocom Media>> Youtube: Acesso ao conteúdo do Youtube.

47
7.5) Menu >> Tocom Media>> IPTV: Permite acesso ao conteúdo IPTV adicionado pelo usuário via USB ou HDD. Use as teclas coloridas do controle remoto conforme a legenda na parte de baixo da tela para os comandos necessários.

7.6) Menu >> Tocom Media>> USB: Permite acesso e exibição de arquivos de musica, fotos, e filmes que estejam gravados no HDD e ou USB conectados ao seu decodificador.

48
7.7) Menu >> Tocom Media>> Weather: Previsão do tempo. Permite editar e exibir as condições meteorológicas de diversas localidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *